Depoimentos
Esta nova jornada educacional foi criada por famílias para as famílias. São muitos os motivos que levam os pais a matricularem filhos no Colégio Caminho Novo. Aqui, nestes depoimentos, apresentamos alguns deles. Confira.
Priscila e Ellon
Pais da Maria, Cecília e Isabel
Decidimos colocar nossas filhas no Caminho Novo pelo mesmo motivo pelo qual decidimos nos unir para ajudar na concretização desse propósito: confiamos no grupo mantenedor, confiamos nos ideais e valores dos associados e confiamos na proposta pedagógica da Educação Personalizada. Quando avaliamos o histórico dos colégios que trabalham com a Educação Personalizada, tanto em termos acadêmicos como na formação da pessoa em sua integralidade, não foi possível pensar em outra coisa para nossas filhas. Cogitamos até mudar de cidade para levá-las ao encontro desse projeto, mas Deus nos deu mais do que isso, Ele nos permitiu viver isso aqui em Juiz de Fora, ele nos deu literalmente um “Caminho Novo”. Queremos que nossas filhas possuam domínio técnico e se tornem excelentes profissionais, mas, mais do que isso, queremos que sejam cidadãs conscientes e responsáveis, felizes e dedicadas, com convicções e sabendo se posicionar em um mundo cada vez mais egocêntrico, superficial e materialista.
Bruno e Maria Pollyanna
Pais do Lucca e Bernard
Incomodados com a educação no contexto atual, em que já não sabemos mais o que de fato nossos filhos estão aprendendo dentro do ambiente escolar, com materiais de ensino contendo diversas questões que não condizem com a idade e o momento de vida das nossas crianças, sentimos certa inquietação quanto ao futuro. Foi nesse momento que percebemos que outros pais partilhavam das mesmas inquietações e que desejavam escrever capítulos diferentes para a vida dos seus filhos. Abrir uma escola parecia uma utopia, mas se tornou o Caminho que desejamos caminhar a fim de construir o melhor para educação e formação dos nossos bens mais preciosos.
Rodrigo e Camila
Pais da Ana
Quando começamos a pensar sobre ter filhos, uma sensação de insegurança foi tomando conta de nós: “o mundo anda meio perdido”, “as crianças de hoje estão vidradas nos tablets e celulares” “mas como fazer diferente?”, essas eram algumas das preocupações que nos incomodavam. Estudando um pouco sobre educação passamos a entender que existem caminhos para educar bem diferentes dos que víamos na maioria das experiências ao nosso redor, mas, ao mesmo tempo, uma inquietação quanto à educação acadêmica e formal crescia. Os colégios em que estudamos mudaram e cada vez mais, vemos que foram tomados por uma visão comercial e massificada sobre a educação. Nesse contexto, ao conhecermos a Educação Personalizada vimos uma resposta às nossas inquietações tanto no que tange a educação acadêmica de nossos filhos, quanto à formação dos mesmos como pessoas virtuosas e assim, entendemos que poderíamos realizar mais pelos nossos futuros filhos, talvez até mais do que o que nós vivenciamos como estudantes. Hoje, aguardando a chegada da nossa primeira filha, temos a certeza de que, fazer parte da missão de fundação desse colégio é benéfica não somente à nossa família, mas a uma comunidade inteira.
Walter José e Francis
Pais do Vítor e da Maria Teresa
Meu filho mais velho estudou por muitos anos em um colégio tradicional da cidade. Há algum tempo, porém, percebemos um declínio na qualidade do ensino e também na parte moral e espiritual. A escola que ele estudava resolveu adotar um ensino digital, apesar de todas as recomendações sobre o malefício do uso de telas pelas crianças. Resolvemos, então, trocar nosso filho de escola. Visitamos praticamente todas as escolas da cidade e ficamos espantados com a qualidade do que está sendo ofertado. Já conhecíamos a Educação Personalizada e nos encantamos com a proposta pedagógica, onde a criança é vista de uma maneira integral. Essa proposta alinha excelência acadêmica e utilização das metodologias mais modernas e efetivas para alfabetização e ensino da matemática, mas sem deixar de lado a formação moral, onde as virtudes são trabalhadas em projetos específicos. A formação cristã católica, que é o pilar da vida da nossa família, também é muito importante para a escola. Tudo isso é aliado a uma parceira estreita com os pais, reconhecendo o protagonismo destes na formação dos filhos. Por isso, assim como diversas outras famílias, decidimos abraçar esse projeto audacioso mas, ao mesmo tempo, muito edificante. Inicialmente, entramos no grupo de pais fundadores com a missão de dar uma oportunidade de uma boa educação para outras crianças da cidade, pois nosso filho, por causa da idade, não seria contemplado no projeto. Mas como Deus é bom, nos foi confiada mais uma alma, e nossa filha mais nova, que foi concebida após entrarmos no grupo, será agraciada com essa educação. Acreditamos que o Colégio Caminho Novo será um rumo certo para várias famílias que têm os mesmos princípios e buscam os mesmos ideais para seus filhos. Queremos nossos filhos bem preparados, intelectual, física, moral e espiritualmente, para viverem no meio do mundo e serem luz para muitos!
Isabela e Jairo
Pais do Bento e da Helena
Estávamos de mudança para Juiz de Fora e com uma criança para nascer, nossa preocupação cresceu em relação a qual escola escolheríamos para ela no devido tempo. Em uma cidade do porte de Juiz de Fora, nos deparamos com a dificuldade de encontrar uma instituição que equilibrasse formação humana e acadêmica. Então, Deus nos mostrou um caminho e, providencialmente, tivemos a felicidade de conhecer a mantenedora que começava a surgir, com diversos pais que compartilhavam das mesmas aspirações e preocupações que nós. Ao nos aprofundarmos na proposta pedagógica da Educação Personalizada, já estabelecida desde a década de 60 na Espanha, percebemos o quão sólido ela é para incutir nas nossas crianças aquilo que queremos: valores cristãos, crescimento nas virtudes e excelência acadêmica.
Maurício e Analice
Pais do Vinícius, Diogo, Henrique, Talita e Alice
Somos casados há 38 anos e os cinco filhos que tivemos já “bateram asas”. Na época em que tivemos que fazer suas matrículas no ensino infantil e no fundamental ainda não tínhamos a preocupação da imensa maioria dos pais cristãos nos dias atuais. Quando descobrimos as preocupações dos casais jovens com quem fomos tendo contato nos últimos três anos em Juiz de Fora, relacionadas não à qualidade de ensino, mas à divergência de valores morais transmitidos, imediatamente pensamos na experiência vivida por grupos de pais que conhecemos em outras cidades, que se uniram para abrir escolas como resposta a essa mesma preocupação. Vimos de perto os projetos de criação e abertura de escolas com uma proposta pedagógica que alinha os valores que vivemos em casa, que buscamos ensinar aos nossos filhos, àqueles que as escolas trabalham em sala de aula, em uma verdadeira parceria. Conhecemos, com estes casais que já empreenderam este caminho, a proposta pedagógica que tanto os cativou, a Educação Personalizada, que prestigia o ensino de virtudes e valores cristãos e preocupa-se não somente com os alunos, mas com a formação dos pais e dos professores. A adesão dos jovens casais de amigos a esse modelo foi imediata. Decidimos, então, apoiar o grupo que naturalmente foi se formando ao redor do sonho de criar uma escola com este mesmo modelo pedagógico. Assim surgiu a Associação Farol do Caminho, mantenedora do projeto da criação de uma nova escola e que se materializou no Colégio Caminho Novo. Desejamos que esse novo caminho abra, em Juiz de Fora, uma grande oportunidade de formar homens e mulheres que levarão à sociedade, por onde quer que passem, além da excelência acadêmica, a integridade de caráter e os valores morais cristãos que tanto prezamos.