Proposta Pedagógica
O Colégio Caminho Novo traz soluções pedagógicas e estrutura escolar de excelência para uma Educação Personalizada e de vanguarda.
50+
Anos de História e Educação
Na Educação Personalizada, a proposta pedagógica e as práticas do professor em sala de aula levam em consideração as potencialidades e as limitações de cada aluno, procurando explorar aptidões e trabalhar mais intensamente as dificuldades. Trata-se de levar para a prática educativa algo mais do que um método de ensino: uma concepção profunda sobre a condição de pessoa.
Ao explorar habilidades próprias do indivíduo, o resultado direto será a motivação em considerar a aprendizagem como algo agradável e útil para si, fortalecendo sua autoestima. Quando se trabalha de modo personalizado com as limitações, o professor pode traçar gradativamente o avanço em suas dificuldades, propondo atividades que estejam ao alcance das suas capacidades, desenvolvendo o crescimento de modo contínuo e natural, por meio do aumento gradativo das dificuldades e do convite a autossuperação.
Momentos dessa jornada
SÉCULO XIX
No Século XIX, surgiram as primeiras noções de personalização, quando Helen Parkhurst criou o Plano Dalton, que possibilitaria aos estudantes programarem seu currículo escolar de acordo com suas necessidades, seus interesses e suas habilidades, na perspectiva de promover independência e confiança, e de desenvolver habilidades sociais e senso de responsabilidade (IZMESTIEV, 2012).
Entre as décadas de 1930, 1940.
Preocupado com uma formação cristã de muitos jovens, Josemaría Escrivá, incentiva alguns pais a promoverem colégios a seus filhos. Inicia-se assim o movimento que posteriormente originaria o Fomento de Centros de Ensino, ou Fomento de Centros de Enseñanza.
1963
Fundação da Fomento de Centros de Enseñanza, uma instituição educativa, impulsionada por um grupo de pais e educadores, que promoveram a criação de colégios em que se considera essencial o protagonismo das famílias.
Década de 60
O conceito de Educação Personalizada é amadurecido na obra de Victor Garcia Hoz durante a década de 60 e se configura a base da concepção de educação das escolas alinhadas com o propósito da Fomento. Víctor García Hoz (1988), quem cunhou o termo personalização no âmbito da Ciência Educacional (IZMESTIEV, 2012).
1995
O primeiro colégio brasileiro a adotar a educação personalizada foi o Colégio Catamarã, no ano de 1995 em São Paulo-SP. Sua criação foi motivada por um grupo de famílias que desejava esta concepção educacional para os seus filhos e optou pela criação do Colégio.
Em virtude do sucesso dessa experiência, há atualmente mais de quinze colégios que utilizam esta proposta pedagógica em diversos Estados do país (Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, São Paulo…). O panorama é de franca expansão, principalmente pelos excelentes resultados obtidos pelos alunos.
2023
Surge o projeto de criação do Colégio Caminho Novo, fundado por um grupo de pais preocupados com a formação de seus filhos, e que viram na Educação Personalizada o meio mais eficaz de se alcançar o desenvolvimento integral da pessoa. Em razão disso é fundada a AFACEP – Associação Farol do Caminho de Educação Personalizada, entidade mantenedora do Colégio Caminho Novo, uma associação de caráter educativo, sem fins lucrativos.
2024
Inicia-se as atividades do Colégio Caminho Novo com a Educação Infantil, como primeiros passos de uma jornada até o Ensino Médio.